Cities are hubs for ideas, commerce, culture, science, productivity, social development and much more. At their best, cities have enabled people to advance socially and economically. With the number of people living within cities projected to rise to 5 billion people by 2030, it’s important that efficient urban planning and management practices are in place to deal with the challenges brought by urbanization.
Many challenges exist to maintaining cities in a way that continues to create jobs and prosperity without straining land and resources. Common urban challenges include congestion, lack of funds to provide basic services, a shortage of adequate housing, declining infrastructure and rising air pollution within cities.
Rapid urbanization challenges, such as the safe removal
and management of solid waste within cities, can be overcome in
ways that allow them to continue to
thrive and grow, while improving resource
use and reducing pollution and poverty. One such example is
an increase in municipal waste collection. There
needs to be a future in
which cities provide opportunities for all,
with access to basic services, energy,
housing, transportation and more.
Tradução do texto:
Cidades e comunidades sustentáveis
As cidades são centros de
idéias, comércio, cultura, ciência, produtividade, desenvolvimento social e
muito mais. Na melhor das hipóteses, as cidades permitiram que as pessoas
avançassem social e economicamente. Com o número de pessoas vivendo nas cidades
projetadas para subir para 5 bilhões de pessoas até 2030, é importante que
existam práticas eficientes de planejamento e gerenciamento urbano para lidar
com os desafios trazidos pela urbanização.
Existem muitos desafios
para manter as cidades de uma maneira que continua a criar empregos e
prosperidade sem sobrecarregar terras e recursos. Os desafios urbanos comuns
incluem congestionamento, falta de fundos para fornecer serviços básicos, falta
de moradias adequadas, infraestrutura em declínio e poluição do ar nas cidades.
Desafios rápidos de
urbanização, como a remoção e o gerenciamento seguros de resíduos sólidos nas
cidades, podem ser superados de maneiras que lhes permitam continuar
prosperando e crescendo, melhorando o uso de recursos e reduzindo a poluição e
a pobreza. Um exemplo é o aumento da coleta de lixo municipal. É preciso haver
um futuro em que as cidades ofereçam oportunidades para todos, com acesso a
serviços básicos, energia, moradia, transporte e muito mais.
As palavras negritas são cognatos que ajudam na interpretação do texto. Vocabulário:
Development: desenvolvimento
To deal with: lidar com
Such as: tais como
Challenges: desafio
Increase: aumento
People: pessoas
To enable: propiciar
3. Observe o seguinte infográfico
Os infográficos são fontes preciosas de informação para as pessoas pois misturam linguagem verbal e não verbal, dados estatísticos, ilustrações, tudo em função de explicar uma ideia ou situação.
A meta 11 das 17 trata, como já foi visto no texto, das cidades e o seu desenvolvimento sustentável. De acordo com as informações que obteve na leitura do texto. Responda:
A) Muitas pessoas no mundo inteiro têm acesso à coleta do lixo?
B) Em cada 10 pessoas quantas respiram o ar poluído?
C) E quanto aos moradores das favelas, o que o infográfico nos informa?
2º Semana (25/05 - 29/05/2020): Exercícios da apostila(PETs)
Caro estudante!!
É bom que nos
dias atuais temos muitas possibilidades de leitura. A biblioteca não é mais o
único lugar para se ler. O celular conectado à Internet é um grande recurso
para a leitura, onde encontramos uma fonte rica de informações. O importante é
prestar atenção em tudo, no som e nas imagens que nos revelam muito do que quer
ser transmitido ou comunicado.
1- Assista ao
seguinte vídeo da BBC inglês: Clique no seguinte link para assistir o vídeo
https://www.bbc.com/news/av/health-51652874/coronavirus-how-to-self-isolate
Trascrição do vídeo e a tradução abaixo:
1 – Stay Home
If you’re told to self isolate, that means staying at
home. Not going to work, school or other public places. You shouldn’t have any
visitors.
2 – Call Ahead
If you develop symptoms a fever or cough then seek
advice first by phone. Don’t just turn up at a medical centre or hospital.
3 – Separate yourself
If you live with others, then you need to stay in a
well ventilated bedroom with the door shut. If you have to share a bathroom,
then use it after everyone else. Don’t share towels and toiletries.
4 – Take care with waste
Your waste should be double-bagged. If you test
positive, it’ll be separately disposed of.
5 – Order in
If you live on your own you can order shopping online
or get friends to help but they should leave it on the doorstep. Why it’s
important. The coronavirus causes a mild illness for four out of five people.
Self isolating will help protect older people and those with underlying health
problems from getting infected.
Tradução
1 - Fique em
casa
Se você for
solicitado a se isolar, isso significa ficar em casa. Não vai trabalhar, escola
ou outros locais públicos. Você não deve ter visitantes.
2 - Ligue com
antecedência
Se você
desenvolver sintomas como febre ou tosse, procure orientação primeiro por
telefone. Não apareça em um centro médico ou hospital.
3 - Separe-se
Se você mora
com outras pessoas, precisa ficar em um quarto bem ventilado com a porta
fechada. Se você precisar compartilhar um banheiro, use-o depois de todos os
outros. Não compartilhe toalhas e produtos de higiene pessoal.
4 - Tome
cuidado com os resíduos
Seu lixo deve
ser ensacado duas vezes. Se você der positivo, ele será descartado
separadamente.
5 –
Recomenda-se
Se você mora
sozinho, pode pedir compras on-line ou obter ajuda de amigos, mas eles devem
deixá-lo na porta. Por que isso é importante? O coronavírus causa uma doença
leve para quatro em cada cinco pessoas. O auto-isolamento ajudará a proteger os
idosos e aqueles com problemas de saúde subjacentes contra a infecção.
2- Responda às
seguintes questões:
O vídeo da BBC é
apresentado por um homem, um correspondente médico, qual o seu nome?
_____________________________________________
3- De que trata o
vídeo?
_____________________________________________
4- Segundo o
vídeo, as pessoas que encomendarem alguma coisa via Internet, onde o entregador
deve deixá-las?
____________________________________________
5- Dê o significado das seguintes palavras cognatas que aparecem ao longo do vídeo:
public places __________________________________
visitors _______________________________________
symptoms ____________________________________
fever ________________________________________
phone
hospital ______________________________________
well-ventilated _________________________________
Como foi
observado, essas palavras são cognatas, ou seja, parecidas com o português e
muito nos ajudam a compreender o que o texto quer nos informar.
6- Que orientações ele nos dá a respeito do lixo?
____________________________________________
7- As orientações são em número de 5. Numere de acordo com a sequência em que aparecem no vídeo:
( ) ORDER IN
( ) STAY AT HOME
( ) TAKE CARE WITH WASTE
( ) SEPARETE
YOURSELF
( ) CALL
AHEAD
Qual a orientação
considera mais importante no combate ao vírus de acordo com sua opinião?
____________________________________________
3º Semana (01/06 - 05/06/2010): Exercícios da apostila(PETs)
Orientações:
Caro estudante!!
Se você conhecer a estrutura dos gêneros que circulam na sociedade
entre as pessoas, como por exemplo, o convite, o rótulo, a fábula, a resenha, o
horóscopo e muitos outros, ou seja, a quem se dirigem e qual a sua finalidade,
sua comunicação ficará sem dúvida mais eficiente.
1- Leia o seguinte texto em inglês relativo a provérbios e responda às perguntas:
Available at: https://www.wrike.com/blog/10-encouraging-productivity-proverbs-for-your-office-wall- part-1/
2- Qual a finalidade do texto
acima
( ) vender um produto
( ) dar instruções sobre o
uso de alguma coisa
( ) fazer as pessoas
refletirem
( ) dar informações para as
pessoas
3- Marque com um X as opções que correspondem ao texto:
( ) As palavras são tão
importantes quanto às imagens
( ) As palavras são mais
importantes do que as imagens.
( ) As imagens são mais
importantes do que as palavras.
4- Escolha um dos provérbios abaixo em inglês faça uma ilustração. Você pode desenhar ou colar figuras de revistas:
a) It is possible to move mountains by carrying small stones.
b) Peace begins when expectation ends Budha.
c) Nothing is impossible with God.
Obs.: Você pode também, se preferir, escolher um provérbio que goste e
fazer uma ilustração dele.
4º Semana (08/06 - 12/06/2010): Exercícios da apostila(PETs)
Orientações:
ATIVIDADE 1 - Leia o seguinte texto:
The Bermuda
Triangle
The Bermuda
Triangle is also known as the Devil’s triangle. It is a mysterious area in the
North Atlantic ocean Bermuda, Miami and San Juan. This triangle of ocean has
caused many disappearances throughout history, So far 75 planes and hundreds of
ships have vanished in this area.
In 1945
five training flights left Florida Naval Base and never returned. The boat that
was sent on a rescue mission never returned. No traces were found Unverified
supernatural explanations for Bermuda Triangle incidents have included
references to UFO’s and even the mythical lost continent of Atlantis.
Tradução do texto acima:
O triângulo das Bermudas
O triângulo das Bermudas também é conhecido como triângulo do
diabo. É uma área misteriosa no oceano Atlântico Norte, Bermuda, Miami e San
Juan. Este triângulo oceânico causou muitos desaparecimentos ao longo da
história. Até agora, 75 aviões e centenas de navios desapareceram nesta área.
Em 1945, cinco vôos de treinamento deixaram a Base Naval da Flórida e nunca mais voltaram. O barco enviado em uma missão de resgate nunca retornou. Não foram encontrados vestígios Explicações sobrenaturais não verificadas para incidentes no Triângulo das Bermudas incluem referências aos OVNIs e até ao mítico continente perdido da Atlântida.
ATIVIDADE 2 - Marque com X a opção correta:
( ) O
Triângulo das Bermudas se localiza em algum lugar do Oceano Pacífico.
( ) Esse
triângulo no Oceano Atlântico é responsável por misteriosos desaparecimentos.
( ) O
lendário continente de Atlântida , segundo o texto, pode ser responsável por
tais fenômenos estranhos.
( ) O
texto diz que até o momento, 100 aviões sumiram no local.
ATIVIDADE 3 - Retire do texto 5 palavras cognatas
(semelhantes ao Português) ex.: unverified (não verificado)
1- _____________________
2- _____________________
3- _____________________
4- _____________________
5- _____________________
Atividades Complementares (15/06 - 19/06/2010)
Orientações:
1. Observe esta foto de Luiz Felipe Scolari tirada durante um dos jogos da Copa do Mundo de 2014.
What was his occupation in the Brazilian team during the 2014 World Cup?
A) Athlete.
B) Coach.
C) Engineer.
D) Politician.
2.
Observe o novo símbolo usado pelo governo americano para conscientizar crianças
e jovens sobre a importância de hábitos alimentares saudáveis:
Which example is correct for the food groups represented?
A) Dairy: lentils.
B) Fruits: ham.
C) Grains: rice.
D) Proteins grapes.
3. Observe a imagem:
The boy thinks that the food is
A) horrible.
B)
delicious.
C) terrible.
D) horrendous.
4. Observe a imagem:
The man in the poster doesn’t eat properly.
What does “junk food” mean? It means
______________________ food.
A) healthy
B) essential
C) beneficial
D) unhealthy
Atividades Complementares (22/06 - 26/06/2010)
Orientações:
Tradução dos textos acima
Dialetos americanos
Todos os falantes de inglês
americano falam um dialeto do inglês americano Poucas pessoas falam o inglês
americano puro. O dialeto de alguns
falantes está mais próximo do inglês americano padrão, mas ainda pode ter
sotaque ou recursos distintos. Além
disso, muitas pessoas controlam mais de um dialeto como resultado de
escolaridade, trabalho, realocação etc.
O inglês americano inclui
dialetos regionais e sociais. O mapa na
parte superior da página destaca alguns dos dialetos regionais dos Estados
Unidos (norte, sul, centro, oeste).
Esses grandes dialetos regionais também incluem regiões menores de
dialeto. Por exemplo, a cidade de Nova
York é sua área de dialeto na região norte.
Saiba mais sobre os recursos linguísticos dos dialetos regionais neste
site.
2 –
( ) pessoas, recursos, site, adição
( ) alto-falantes, dialeto, padrão, acento,
mapa de região
( ), exemplo, página
Tradução texto da atividade 1
A variação lingüística é um
fenômeno natural que não depende de que a pessoa aconteça ou que não deseje.
Tradução do texto da atividade 3
A raposa e as uvas
Uma raposa um dia viu um
belo cacho de uvas maduras penduradas em uma videira treinada ao longo dos
galhos de uma árvore. As uvas pareciam
prontas para explodir e a boca do Fox ficou molhada quando ele as olhou com
saudade.
O grupo pendia de um galho
alto, e a Raposa teve que pular. A
primeira vez que ele pulou, perdeu por um longo caminho. Então ele se afastou e deu um pulo, apenas
para cair mais uma vez. De novo e de
novo ele tentou, mas em vão.
Agora ele se sentou e olhou
para as uvas com nojo.
"Que tolo eu sou",
disse ele. "Aqui estou me
desgastando para conseguir um cacho de uvas azedas que não valem a pena ficar
escancaradas." E lá fora ele
caminhou com muito desprezo. Ali, quem
finge desprezar e menosprezar o que está além de seu alcance.
Tradução da atividade 4
Trecho 1
O grupo pendia de um galho alto, e a Raposa teve que pular. A primeira vez que ele pulou, perdeu muito. Então ele caminhou por uma curta distância e deu um pulo, apenas para ficar aquém mais uma vez. De novo e de novo ele tentou, mas em vão.
Trecho 2
Um dia, uma raposa espiou um
belo cacho de uvas maduras penduradas em uma videira treinada nos galhos de uma
árvore. As uvas pareciam prontas para
estourar com suco, e a boca do Fox ficou molhada quando ele olhou para elas com
saudade.
Trecho 3
"Que tolo eu sou",
disse ele. "Aqui estou me
desgastando para conseguir um cacho de uvas azedas que não valem a pena ficar
escancaradas." E lá fora ele caminhou
com muito desprezo.
Trecho 4
Agora ele se sentou e olhou
para as uvas desgosto.
Tradução do texto acima
A raposa e as uvas
Uma raposa um dia viu um
belo cacho de uvas maduras penduradas em uma videira treinada ao longo dos
galhos de uma árvore. As uvas pareciam
prontas para explodir e a boca do Fox ficou molhada quando ele as olhou com saudade.
O grupo pendia de um galho
alto, e a Raposa teve que pular. A
primeira vez que ele pulou, perdeu por um longo caminho. Então ele se afastou e deu um pulo, apenas
para cair mais uma vez. De novo e de
novo ele tentou, mas em vão.
Agora ele se sentou e olhou
para as uvas com nojo.
"Que tolo eu sou",
disse ele. "Aqui estou me
desgastando para conseguir um cacho de uvas azedas que não valem a pena ficar
escancaradas." E lá fora ele caminhou
com muito desprezo. Ali, quem finge
desprezar e menosprezar o que está além de seu alcance.
Tradução da atividade 1
Verbos do texto
Espiado (para espionar)
Parecia (para parecer)
Regado (para regar)
Olhou (olhar)
Pendurado (para travar)
Teve (ter)
Saltou (para pular)
Perdido (a perder)
Andou (caminhada)
Tomou (para levar)
Tentei (para tentar)
Sentou-se (para se sentar)
Olhou (para olhar)
Tradução da atividade 2
As uvas pareciam prontas
para estourar, com suco e a raposa ficou com água na boca enquanto ele olhava
ansiosamente para elas.
Tradução da atividade 4
“Que idiota eu sou”, ele disse, “aqui estou me desgastando para conseguir um ramo de uvas azedas que não valem a pena abrir”
(20/07 - 24/07/2020): Exercícios da apostila(PET 2)
Orientações:
- Colocar a data e turma no início das atividades;
- Copiar e realizar todas as atividades no caderno de Inglês;
- Traduzir e copiar todos os textos no caderno;
- Utilizar dicionários e internet para auxiliá-los na tradução;
Tradução do texto para atividade 1 e 2
Eu escovo meu cabelo
Eu tomo banho
Eu tomo café da manhã
Eu me visto
Eu leio um jornal
Eu levanto
Então eu escovo meus dentes
Eu acordo
Numero 2 pode marcar mais 'X' em mais de uma ??
ResponderExcluirOlá tudo bem? sim você vai marcar mais de uma.
ResponderExcluirDona como eu vou fazer pra traduzir o vídeo
ResponderExcluirE precisa escrever as perguntas
ResponderExcluir